Segundo o Corpo de Bombeiros, apenas uma das quatro câmaras pegou fogo, que deve ter sido causado pelo nitrato de celulose, material que compõe os filmes antigos e altamente inflamável.
"Chega até uma certa temperatura, tem um desprendimento de gases, e inicia o fogo. É lógico que tem uma perícia para isso. Mas a informação que nos foi dada é que esse material acontece isso (autocombustão)", disse o capitão do Corpo de Bombeiros, Marcos de Mattos.
Em nota publicada em sua página oficial do facebook, a Cinemateca Brasileira corroborou a versão dos bombeiros sobre a causa do incêndio, afirmando que “ocorreu um incêndio que atingiu um dos 4 depósitos de armazenamento de filmes em suporte de nitrato de celulose, característico da produção cinematográfica anterior à década de 1950”.
Nota de esclarecimento:A Cinemateca Brasileira comunica que na madrugada desta quarta-feira (03), ocorreu um incêndio…
Publicado por Cinemateca Brasileira em Quarta, 3 de fevereiro de 2016
“Cerca de 1.000 rolos de filmes foram queimados. Deste total, a grande maioria está conservado em outras mídias/suportes. Os filmes destruídos estavam todos em domínio público e o levantamento da pequena parte afetada, sem duplicação, será informado pela Cinemateca nos próximos dias”, declarou a Cinemateca.
É a quarta vez que a Cinemateca é atingida por incêndio. As outras vezes em que a instituição sofreu com incêndios foram em 1957, 1969 e 1982.