Negociações de paz na Síria
Algumas pessoas afirmam que as negociações foram interrompidas por causa da operação russa na Síria.
“Queria lembrar que a aviação russa alvejou somente terroristas na Síria. Com o apoio russo o Exército sírio conseguiu quebrar o cerco de quatro anos em torno de cidade de Nubel e Al-Zuhra”, disse Zakharova.
Violação alegada do espaço aéreo turco
As declarações de Ancara sobre a alegada violação, por um avião russo, do espaço aéreo turco são inaceitáveis e infundadas, afirmou Zakharova:
“Nenhum dos aviões do grupo aéreo russo violou o espaço aéreo da Turquia. Nenhum deles”.
“Não recebemos nenhuma resposta à inquirição oficial sobre o incidente”, ressaltou a representante oficial da pasta.
A diplomata russa disse que é lamentável que as declarações turcas recebam apoio dos EUA. A OTAN e os seus membros fecham os olhos sobre as atividades turcas na Síria.
“Repetidamente falamos sobre problemas na fronteira sírio-turca. Entretanto, parece que as acusações infundadas contra a Rússia são usadas pela Turquia como um pretexto do seu próprio reforço militar”, afirmou a representante oficial da chancelaria.
O suposto incidente com um caça russo Su-34 aconteceu na sexta-feira, segundo o Ministério de Relações Exteriores da Turquia. O órgão também afirmou que o avião havia sido alertado por torres de radar turcas.
Sobre propaganda
“As declarações que ouvimos são absolutamente absurdas como, por exemplo, a declaração de que a operação militar russa na Síria estimula a guerra civil no país. Queria lembrar que a Síria está mergulhada na guerra civil desde 2011”, afirmou Zakharova.
A declaração de John Kerry de que a Rússia e a Síria tentam atingir a resolução militar da crise síria.
“Os nossos objetivos na Síria são claros. Estamos combatendo o terrorismo. Podemos distinguir entre a oposição e terroristas”, disse a representante oficial da chancelaria russa.
Zakharova também afirmou que não há planos de organizar encontros entre os chanceleres russo e turco.