Chancelaria: Declarações de que operação russa estimula guerra civil na Síria são absurdas

© Sputnik / Aleksei Kudenko / Acessar o banco de imagensRepresentante oficial do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, durante a entrevista coletiva da chancelaria, 4 de fevereiro de 2016
Representante oficial do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, durante a entrevista coletiva da chancelaria, 4 de fevereiro de 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
A representante oficial da chancelaria russa, Maria Zakharova, disse durante a entrevista coletiva semanal que os objetivos da operação russa na Síria são claros.

Negociações de paz na Síria

Apoiantes do Comitê Supremo para as Negociações empunham a bandeira da oposição síria, Genebra, Suiça, 2 de fevereiro - Sputnik Brasil
'Acusações sobre envolvimento russo no fracasso das negociações sírias não têm base'
As negociações em Genebra entre o governo sírio e representantes da oposição síria se iniciaram em 29 de janeiro. Espera-se que durem por 6 meses. Na quarta-feira (3), o enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, declarou que as negociações estão suspensas e o início de uma nova rodada está marcada para 25 de fevereiro.

Algumas pessoas afirmam que as negociações foram interrompidas por causa da operação russa na Síria.

“Queria lembrar que a aviação russa alvejou somente terroristas na Síria. Com o apoio russo o Exército sírio conseguiu quebrar o cerco de quatro anos em torno de cidade de Nubel e Al-Zuhra”, disse Zakharova.

Violação alegada do espaço aéreo turco

As declarações de Ancara sobre a alegada violação, por um avião russo, do espaço aéreo turco são inaceitáveis e infundadas, afirmou Zakharova:

“Nenhum dos aviões do grupo aéreo russo violou o espaço aéreo da Turquia. Nenhum deles”.

Soldados turcos guardando posições em Akçakale, na fronteira com a Síria - Sputnik Brasil
Turquia bombardeia Síria para provocar intervenção militar?
Ancara ainda não apresentou nenhuma prova, disse Zakharova.

“Não recebemos nenhuma resposta à inquirição oficial sobre o incidente”, ressaltou a representante oficial da pasta.

A diplomata russa disse que é lamentável que as declarações turcas recebam apoio dos EUA. A OTAN e os seus membros fecham os olhos sobre as atividades turcas na Síria.

“Repetidamente falamos sobre problemas na fronteira sírio-turca. Entretanto, parece que as acusações infundadas contra a Rússia são usadas pela Turquia como um pretexto do seu próprio reforço militar”, afirmou a representante oficial da chancelaria.

O suposto incidente com um caça russo Su-34 aconteceu na sexta-feira, segundo o Ministério de Relações Exteriores da Turquia. O órgão também afirmou que o avião havia sido alertado por torres de radar turcas.

Sobre propaganda

Exercícios do Exército da Rússia no sul do país - Sputnik Brasil
BBC ‘faz’ a Rússia invadir Letônia e usar armas nucleares
O programa da BBC que considera o roteiro hipotético da Terceira Guerra Mundial é destinado para apresentar a Rússia como o mal mundial. “É um novo nível de agressão informacional”, disse Zakharova. Isso é a verdadeira propaganda.

“As declarações que ouvimos são absolutamente absurdas como, por exemplo, a declaração de que a operação militar russa na Síria estimula a guerra civil no país. Queria lembrar que a Síria está mergulhada na guerra civil desde 2011”, afirmou Zakharova.

A declaração de John Kerry de que a Rússia e a Síria tentam atingir a resolução militar da crise síria.

“Os nossos objetivos na Síria são claros. Estamos combatendo o terrorismo. Podemos distinguir entre a oposição e terroristas”, disse a representante oficial da chancelaria russa.

Zakharova também afirmou que não há planos de organizar encontros entre os chanceleres russo e turco.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала