Cias aéreas do Japão mudam rotas por medo de 'foguete' da Coreia do Norte

© REUTERS / KCNALíder norte-coreano Kim Jong-un
Líder norte-coreano Kim Jong-un - Sputnik Brasil
Nos siga no
Duas companhias aéreas japonesas, All Nippon Airways (ANA) e Japan Airlines (JAL), alteraram as rotas de vários voos devido ao medo que de que seus aviões sejam atingidos durante o lançamento do foguete anunciado pela Coreia do Norte, segundo noticiou o jornal Japan Times nesta sexta-feira (5).

Cidadão sul-coreano participa do protesto contra testes nucleares da Coreia do Norte, 7 de janeio de 2016 - Sputnik Brasil
Coreia do Norte não usará armas nucleares contra o Sul
Na terça-feira (2), a Organização Marítima Internacional confirmou ter recebido uma notificação de Pyongyang sobre os planos do país de colocar em órbita um satélite de observação terrestre entre os dias 8 e 25 de fevereiro. O Japão, por sua parte, suspeita que a Coreia do Norte possa estar planejando testar um míssil de longo alcance.

As mudanças de rota determinadas pela ANA e pela JAL serão aplicadas a partir da próxima segunda-feira (8) e o dia 25, a fim de cobrir a janela de tempo anunciada pelo governo norte-coreano para o suposto lançamento do foguete, segundo informou o Japan Times.

​Segundo a mídia japonesa, espera-se que o segundo estágio do foguete (ou o míssil) caia em algum ponto perto das Filipinas, por onde passam as rotas dos voos Tóquio-Manila e Tóquio-Jacarta. Assim, as companhias aéreas teriam programado desvios para evitar essas áreas de risco, que aumentarão o tempo de voo de 5 a 10 minutos.

Soldados da Força de Autodefesa do Japão perto do sistema de defesa antimíssil Patriot, Tóquio, Japão - Sputnik Brasil
Japão implanta sistemas Patriot para se defender da Coreia do Norte
A Coreia do Norte relatou um lançamento de satélite bem sucedido em 2012, violando uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que proíbe que Pyongyang lance foguetes que possam ser usados como mísseis balísticos de longo alcance com ogivas nucleares.

As preocupações internacionais a respeito dos programas nuclear e de mísseis balísticos da Coreia do Norte se intensificaram depois que o regime de Kim Jong-un anunciou, em 6 de janeiro deste ano, a realização bem sucedida de um teste de bomba de hidrogênio.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала