CS da ONU faz reunião de emergência após foguete norte-coreano

© REUTERS / Mike SegarConselho de Segurança da ONU
Conselho de Segurança da ONU - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Conselho de Segurança de ONU realiza, neste domingo, uma reunião extraordinária para tratar o lançamento de um foguete de longo alcance e de um satélite pela Coreia do Norte.

North Korea's rocket launch of earth observation satellite Kwangmyong 4 - Sputnik Brasil
Moscou pede diplomacia diante de lançamento de foguete norte-coreano
No início deste domingo, a Coreia do Norte anunciou que havia lançado com sucesso o satélite Kwangmyongsong-4 junto a um foguete de longo alcance.

A reunião fechada do Conselho de Segurança da ONU começou às 11h locais. Um comunicado de imprensa será aprovado e distribuído após o encontro, disse o representante permanente da Venezuela na ONU, Rafael Ramirez.

O embaixador japonês na ONU, Motohide Yoshikaw, afirmou que as ações da Coreia do Norte violam as resoluções do Conselho de Segurança da ONU. O evento pode ser chamado de lançamento de satélite, mas envolve tecnologia de mísseis balísticos, ele declarou, afirmando ainda que o Japão pedirá uma “resolução severa.”

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, classificou o lançamento como “deplorável” e pediu à Coreia do Norte que pare com as atos provocativos e obedeça às obrigações internacionais. Ban Ki-moon também ressaltou seu compromisso com a diminuição da tensão e a busca pela redução do potencial nuclear na península coreana.

O representante permanente da China para a ONU, Liu Jieyi, disse aos jornalistas que a China está “muito preocupada” com a situação envolvendo o lançamento do satélite norte-coreano e declarou que a China trabalhará junto ao Conselho para tomar as devidas medidas.

A tensão envolvendo o programa nuclear e de mísseis balísticos da Coreia do Norte aumentou após Pyogyang afirmar, no dia 6 de janeiro, que havia realizado com sucesso um teste com bomba de hidrogênio. O fato foi condenado pela comunidade internacional e levou a ONU a redigir uma resolução anti-Coreia do Norte.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала