No Ministério da Defesa tailandês será criada uma comissão temporária de aquisição de tanques que irá avaliar veículos blindados de diferentes países e comunicar ao governo as suas considerações sobre a compra dos melhores equipamentos, sublinhou Suvari.
“A decisão sobre quais os tanques a serem adquiridos será tomada pela comissão, considerando as vantagens de todas as variantes na base dos princípios de eficiência, preço e transparência do arranjo”, manifestou o porta-voz militar.
O assunto da compra de tanques russos está sendo ativamente discutido na mídia tailandesa na véspera da vista a Moscou do vice-premiê e ministro da Defesa da Tailândia, general Prawit Wongsuwan, que acontecerá no fim de fevereiro. O próprio ministro declarou na segunda-feira (8) que irá examinar o tanque russo T-90, mas ainda não se trata da sua compra pela Tailândia. Declarações semelhantes tinham sido feitas por Vinthai Suvari em nome das forças terrestres.
Curiosamente, a Tailândia possui um contrato vigente com a Ucrânia sobre o fornecimento de 50 tanques T-84 Oplot, mas em dois anos do contrato foram somente fornecidos 10 veículos. Os parceiros ucranianos explicam a demora pela instabilidade política na Ucrânia.
A maior parte do parque de tanques do Exército da Tailândia, que tem cerca de 600 veículos, é constituída por tanques da fabricação americana e a maior parte deles está obsoleta.