"Estamos vendo a Rússia demonstrar tremendas capacidades (…) na Síria", disse o oficial, acrescentando que “muita tecnologia de armas foi exibida" pelos russos.
Em 30 de setembro, a Rússia lançou uma campanha aérea contra os grupos terroristas na Síria na sequência de um pedido feito pelo presidente sírio Bashar Assad. As autoridades russas têm enfatizado que a operação militar vai continuar enquanto as Forças Armadas sírias mantiverem sua ofensiva para liberar as regiões do país controladas por grupos extremistas.
Recentemente, a Rússia enviou caças Su-35 para a base aérea de Hmeyimim, na província síria de Latakia. Trata-se de um avião de combate multifunções que será usado como escolta para a aviação russa na Síria, bem como para ataques contra alvos na superfície e no subterrâneo.
Desde 2011, a Síria enfrenta uma terrível guerra civil entre as forças governamentais e numerosos grupos de oposição armados e organizações terroristas, entre elas o Daesh – autodenominado Estado Islâmico – e a Frente al-Nusra.