Empresa russa cria novo sistema de próteses biônicas

© AFP 2023 / VANDERLEI ALMEIDAEmpresa russa Rostec durante Feira de Defesa e Segurança LAAD no Rio de Janeiro, 2013
Empresa russa Rostec durante Feira de Defesa e Segurança LAAD no Rio de Janeiro, 2013 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Uma nova esperança para pacientes que necessitam de próteses especiais acaba de ser anunciada pela holding Shvabe, pertencente ao conglomerado Rostec, corporação estatal da Federação da Rússia. A novidade é a produção do primeiro lote de um módulo eletrônico de interface neuromuscular para exoesqueletos e que será utilizado em próteses biônicas.

Rostec - Sputnik Brasil
A marca do conglomerado russo Rostec foi avaliada em mais de US$ 420 milhões
A Rostec desenvolve, fabrica e exporta produtos industriais de alta tecnologia para uso civil e militar. O equipamento foi desenvolvido pela Fábrica de Ótica e Mecânica de Zagorsk e integra um amplo programa federal denominado “Medicina do Futuro”. O dispositivo foi testado com sucesso e aprovado pelo Conselho Científico e Técnico do Ministério da Indústria e Comércio da Federação da Rússia que, por sua vez, já liberou o produto para produção em série.

“Desenvolvemos um módulo eletrônico revolucionário para ser colocado em próteses de braço, tornozelo e na região do joelho. O sistema detecta e registra os sinais emitidos pelas fibras musculares ainda preservadas nas extremidades. Depois de analisá-los, o dispositivo ativa a função de movimento: fechamento e abertura da mão, rotação, abdução-adução do dedo indicador. Os testes mostraram excelentes indicadores de sensibilidade do equipamento e a sua consistência ao registrar os sinais, bem como a alta estabilidade do sistema de controle, mesmo em voluntários não treinados”, diz Sergey Popov, vice-diretor-geral para a área de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Shvabe.

Os testes do produto foram realizados em São Petersburgo, no Instituto Científico G. A. Albrecht de Perícia Médica, Próteses e Reabilitação, ligado ao Ministério do Trabalho, e contaram com a participação do público-alvo do produto: pacientes que perderam a mobilidade de extremidades.

A tecnologia de controle biônico, que é baseada em um princípio totalmente novo, gerou considerável interesse de empresas nacionais e estrangeiras. Em maio, o novo produto será apresentado na OTWorld, exposição internacional de equipamentos ortopédicos e de reabilitação, que vai ocorrer na cidade de Leipzig (Alemanha).

Armas russas em exposição - Sputnik Brasil
China, Índia e Iraque: maiores importadores de armas da estatal russa Rostec
O desenvolvimento desta tecnologia figura entras as prioridades da Rostec, principal corporação industrial da Rússia. De acordo com a nova estratégia da companhia, aprovada no fim de 2015, a empresa planeja elevar em 17% suas receitas ao ano, incluindo os mercados internacionais de produção civil e intelectual.

Entre as áreas de grande perspectiva para a companhia, destacam-se equipamentos médico-hospitalares, biotecnologias, equipamentos de racionamento energético e de recursos, produtos e redes de telecomunicações de nova geração, além dos segmentos de TI e eletrônica. A empresa também atua no desenvolvimento de materiais de robótica e sistemas de gestão e controle, incluindo os automatizados. A companhia ainda está presente nos segmentos de cibersegurança e produção de OLED (diodos de luz orgânicos).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала