Rússia espera Macri nomear negociadores para financiar hidrelétrica na Argentina

© AFP 2023 / Eitan Abramovich Mauricio Macri, presidente de Argentina
Mauricio Macri, presidente de Argentina - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Rússia está interessada na negociação de um acordo de empréstimo com a Argentina para construir a hidrelétrica de Chihuido I, na província de Neuquén, no sudoeste do país latino-americano, segundo disse à Sputnik o chefe da Representação Comercial de Moscou em Buenos Aires, Sergei Derkach.

"Estamos interessados em financiar este projeto", confirmou Derkach, acrescentando que a Rússia está à espera de que a "Argentina tome medidas neste sentido para nomear os membros de sua delegação, que negociarão as condições do acordo de empréstimo".

A barragem acrescentaria quase 700 megawatts ao sistema elétrico da Argentina, o que diminuiria significativamente a necessidade que o país tem de importar tanto combustível para alimentar suas usinas de energia.

Fim de subsídio à energia aumentará conta de luz - Sputnik Brasil
Argentina: fim de subsídio à energia aumentará conta de luz em até 350%
Estima-se que a construção da barragem hidrelétrica de Chihuido I implicará um investimento de cerca de 2 bilhões de dólares.

Derkach disse que o acordo poderia ser assinado em abril ou em maio, se as negociações com as autoridades argentinas começarem neste mês de fevereiro. Segundo ele, primeiro seriam negociados os detalhes do empréstimo no que diz respeito às taxas de juros e aos prazos de pagamento, e então se procederia à construção da obra.

O representante da Rússia negou ainda os relatos que apareceram em alguns meios de comunicação da Argentina sobre as alegadas dificuldades que Moscou teria para financiar o projeto.

"A Rússia está preparada para financiar a obra", reiterou Derkach. "Só precisamos entrar em contato com o governo".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала