'Ucrânia pode ser alvo de sanções europeias'

© AFP 2023 / PATRIK STOLLARZPresidente ucraniano Pyotr Poroshenko, 14 de maio de 2014
Presidente ucraniano Pyotr Poroshenko, 14 de maio de 2014 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Cerca de cem caminhões russos estão bloqueados na fronteira entre a Bielorrússia e Ucrânia, disse no domingo (14) um dos ativistas do bloqueio, Sergei Shumeiko, ao canal televisivo 112 Ukraina.

Truck drivers walk next to parked trucks as protesting farmers (not pictured) block the road leading to the border station of Greece with Bulgaria during a demonstration against planned pension reforms near the Greek village of Promachonas. - Sputnik Brasil
Operação anti-transporte: Radicais ucranianos bloqueiam caminhões russos
Os nacionalistas não deixam passar os caminhões russos que seguem para a Europa Ocidental através das regiões ocidentais e norte ucranianas.

Os iniciadores do bloqueio pedem ao governo para proibir o trânsito de mercadorias russas.

Segundo Sergei Shumeiko, ainda não houve conflitos entre os motoristas de caminhões e participantes do bloqueio, mas sente-se «alguma indignação».

O Ministério de Transportes russo disse hoje que a Rússia não vai deixar entrar os caminhões ucranianos no território da Rússia. Isto é uma medida de resposta às ações ucranianas, que o Ministério russo chamou de «violações graves».

Segundo alguns motoristas russos citados pela Rossiyskaya Gazeta, dezenas de ativistas impedem os carros com placas de identificação russas de entrar na Eslováquia e Hungria e ameaçam confiscar os bens transportados nos caminhões.

O cientista político ucraniano Konstantin Bondarenko opina que a Ucrânia deverá «pagar» por tais ações dos nacionalistas.

O especialista explicou que quase todas as mercadorias que estavam nos caminhões já tinham sido pagas e, por isso, pertencem às empresas que as encomendaram.

«Todas as mercadorias que seguem para o território da UE não estão sob sanções, isto é, são exportadas legalmente. Os consumidores europeus têm pleno direito de apresentar uma queixa à Ucrânia e pedir às autoridades que assegurem o fornecimento contínuo das mercadorias. Caso contrário, eles vão pedir as sanções duras contra a Ucrânia», escreveu Bondarenko na sua página no Facebook.

Тим, хто мліє від щастя, дивлячись, як групи придурків з патріотичним завзяттям блокують російські фури на Закарпатті та…

Publicado por Константин Бондаренко em Domingo, 14 de fevereiro de 2016

Tomando isso em conta, o cientista político fez lembrar que, em 16 de Abril, se realizará na Holanda um referendo sobre a associação da Ucrânia à União Europeia.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала