O jornal Juventud Rebelde estampou em sua capa de domingo os detalhes da visita de cortesia que o líder da Igreja Ortodoxa Russa realizara na véspera a Fidel.
Visitó Su Santidad Kirill a Fidel (+Fotos) https://t.co/BbJYiHguhp pic.twitter.com/1LztmTHhoJ
— Juventud Rebelde (@JuventudRebelde) 14 fevereiro 2016
Da mesma forma, as principais estações de rádio do país, como a Rádio Rebelde e a Rádio Habana Cuba, entre outras, cobriram a reunião de Kirill e Fidel, bem como as outras atividades incluídas na agenda da visita do líder ortodoxo russo.
"Resalta #FidelCastro encuentro entre el #PapaFrancisco y Su Santidad #Kirill"
— Radio Rebelde — Cuba (@radiorebeldecu) 15 fevereiro 2016
En: https://t.co/aSNd2fBeov pic.twitter.com/DD2Yx1d6AA
De acordo com uma nota oficial, o encontro se desenrolou em uma atmosfera relaxada, de respeito e acordo sobre os vários assuntos discutidos.
Fidel:El encuentro entre el Papa Francisco y Su Santidad Kirill, en La Habana, la esperanza de los pueblos del mundo pic.twitter.com/kBUl3JsZkB
— Embajada de Cuba RD (@embacuba_repdom) 15 fevereiro 2016
Eles também falaram sobre questões de interesse relacionadas à causa dos pobres, ao combate à discriminação, à preservação da paz e à sobrevivência da humanidade.
‘We need to do everything to avert major war’ – Russian Patriarch Kirill to RT https://t.co/Ew96es02x6 pic.twitter.com/6mRSGNCdLW
— RT (@RT_com) 15 fevereiro 2016
No domingo, encerrando sua visita à ilha, antes de seguir sua turnê pela América do Sul, o líder da Igreja Ortodoxa Russa ofereceu uma liturgia na Catedral de Nossa Senhora de Kazan.
#LAFOTO | Patriarca Kirill concluye divina liturgia en Catedral Ortodoxa de #Cuba https://t.co/tqMKHfl0b4 pic.twitter.com/iiKHZyA7wp
— teleSUR TV (@teleSURtv) 14 fevereiro 2016
Durante sua estadia de quatro dias na nação caribenha, Kirill seguiu um extenso programa que incluiu uma reunião histórica com o Papa Francisco, na sexta-feira (12), abrindo caminho para a reconciliação entre a Igreja Ortodoxa Russa e a Igreja Católica.
#Papa Francisco e Kirill assinam declaração conjunta histórica em busca da unidade cristã. pic.twitter.com/1EWWdSnR4p
— Vaticano Informação (@news_va_pt) 12 fevereiro 2016
Kirill e Francisco e assinaram uma declaração conjunta sobre temas da atualidade política e religiosa, e exortaram a comunidade internacional a se unir para acabar com a violência e o terrorismo.
"Após encontro com o Papa, Patriarca Kirill visita o Rio" #ArqRiohttps://t.co/Ds5eSGeOdP pic.twitter.com/PEfGdsdKe4
— Arquidiocese do Rio (@arqrio) 12 fevereiro 2016