Rússia entra para Top3 das maiores potências militares do planeta

© SputnikParada de Vitória em Moscou
Parada de Vitória em Moscou - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os EUA, a Rússia e a China foram cotados como as três maiores potências militares do mundo segundo o portal Global Firepower, em seu relatório anual Índice Global de Poderio Militar.

O primeiro lugar da lista continuou com os EUA, que, tal qual no ano passado, continuam apresentaram gastos militares muito superiores em relação aos demais países, sendo este o principal fator de sua liderança.

Piloto russo no aeródromo de Hmeymim na Síria - Sputnik Brasil
Mídia: poderio militar da Rússia chocou os EUA
A segunda posição ficou com a Rússia, que de acordo com os especialistas da Global Firepower possui hoje duas vezes mais tanques do que os EUA – 15 398 contra 8 848, mas uma menor quantidade de aeronaves militares – 3 547 contra 13 444.

Já a China, que aparece em terceiro lugar, também supera os EUA em quantidade de veículos terrestres de guerra, mas perde para a Rússia nesse quesito.

Os especialistas destacam que o principal fator responsável pelo crescimento da Rússia como potência militar foi o seu amplo programa de modernização das Forças Armadas, bem como o aumento de produção e de pedidos de equipamentos militares na sua indústria de defesa.

A quarta posição da relação foi mantida pela Índia, seguida pela Grã-Bretanha, que apareceu como a maior potência militar dos países da Europa. O Top10 da lista também inclui França, Alemanha e Turquia.

Ensaio para a parada do dia da Marinha da Rússia em Baltiysk. A Frota do Báltico. - Sputnik Brasil
The Guardian: Rússia revive o poder naval da era soviética
O método usado para gerar o ranking levou em conta mais de 50 fatores, incluindo gastos com a defesa, poderio das forças aérea e marítima, volume de produção de recursos naturais e características logísticas dos países, como, por exemplo, a quantidade de portos marítimos e aeroportos ativos, bem como a extensão das vias terrestres. Outro papel importante foi dado aos recursos humanos.

A relação não leva em conta os potenciais nucleares e o caráter militar e político da liderança dos países avaliados.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала