OTAN pode vir a cooperar com Irã no futuro

© Fotolia / Borna_MirVista de Teerã
Vista de Teerã - Sputnik Brasil
Nos siga no
A OTAN não descarta a cooperação com o Irã, declarou o representante especial do secretário-geral da OTAN para o Cáucaso do Sul e Ásia Central, James Appathurai.

O presidente iraniano, Hassan Rohani (esquerda) e o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi (direita), em 25 de janeiro de 2015 - Sputnik Brasil
Washington tem 'as chaves das relações' com o Irã
O representante sublinhou que, neste momento, a OTAN não planeja cooperar com o Irã porque o país não expressou tal vontade.

“Não excluímos que isso possa acontecer no futuro em determinadas condições. A assinatura do acordo sobre o programa nuclear iraniano é um passo na direção correta”, informou a agência noticiosa Trend, citando Apparthurai.

Ao mesmo tempo, o ministro da Defesa do Irã, Hossein Dehghan, que está em visita a Moscou, afirmou que a cooperação com a Rússia será continuada.

“A Rússia é o nosso parceiro <…>, esta cooperação continuará no futuro. Nesta colaboração, a nossa prioridade é assegurar tais aspetos que nos proporcionem superioridade e oportunidades para criar uma situação de contenção das ameaças na região e fora dela”, afirmou Dehghan.

Em 16 de janeiro, a maior parte das sanções contra o Irã foi levantada. Naquele dia, a Agência Internacional de Energia Atómica apresentou o relatório que confirmou a prontidão das autoridades iranianas de realizar um programa de redução do seu potencial nuclear. Mais tarde, a UE e os EUA confirmaram o levantamento das sanções econômicas e financeiras relacionadas com o seu programa nuclear.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала