Em uma entrevista concedida ao jornal USA Today, o cofundador da Cleber LLC, Saul Berenthal, disse o seguinte: "Ser os primeiros é fantástico <…> mas não deveríamos ser os únicos; esperamos e desejamos que muitas mais [empresas] nos sigam".
Os tratores serão produzidos a partir de 2017 e serão destinados aos agricultores da ilha.
Berenthal assegurou que um advogado da empresa está em Havana para finalizar o acordo com o governo de Raúl Castro.
Assim, foi dado oficialmente um passo no caminho da normalização das relações entre os EUA e Cuba, formalizada diplomaticamente em meados de 2015.
Porém, este passo não significa o levantamento do embargo econômico, imposto por Washington há meio-século em relação a Cuba. E o destino de Guantánamo continua ficando desconhecido.
Voos
Este anúncio foi da segunda; já o da terça-feira é este: hoje, Cuba e os EUA assinarão, na capital cubana, o primeiro acordo sobre aviação civil. As linhas aéreas estadunidenses poderão dispor de 15 dias para solicitar estabelecimento de comunicação aérea entre os EUA e dez aeroportos internacionais cubanos.
Segundo várias fontes, são os aeroportos de e Camagüey, Cayo Coco, Cayo Largo, Cienfuegos, Holguín, Manzanillo, Matanzas, Santa Clara e Santiago de Cuba.
O texto do acordo, citado pelo jornal Miami Herald, autoriza até 20 voos por dia a Havana e 10 por dia a cada um dos destinos restantes: um total de 110 voos.