De acordo com imagens de satélite obtidas pelo canal televisivo norte-americano Fox News, a China implantou duas baterias de oito lançadores de mísseis terra-ar e um sistema de radar na ilha de Woody. As autoridades dos EUA examinaram as imagens.
Um alto funcionário disse que o sistema de defesa aérea mostrado nas fotos pode ser um sistema de mísseis guiados por radar ativo HQ-9 de longo alcance de nova geração.
Os Estados Unidos vigiam com atenção os desenvolvimentos no Mar do Sul da China, após os relatos sobre a implantação dos sistemas de mísseis nas Ilhas Paracel, disse o porta-voz do Departamento de Defesa dos EUA, Mark Wright, na terça-feira.
"Por enquanto não posso comentar os assuntos relacionados com a inteligência, vigiamos com muita atenção esses assuntos", disse Wright à RIA Novosti.
No final de janeiro, o Departamento de Defesa dos EUA disse que o destroier USS Curtis Wilbur realizou uma operação perto ilha de Triton, administrada pela China e reivindicada pelo Vietnã e Taiwan.
O Ministério da Defesa chinês declarou que a operação de patrulha conduzida pelo destroier dos EUA perto das Ilhas Paracel prejudicou a paz e a segurança regional e afirmou que o seu país iria tomar medidas de resposta.