Segundo o jornal, o plano “Nitro Zeus”, elaborado nos primeiros anos do mandato de Barack Obama para desativar os sistemas de defesa antiaérea, sistemas de telecomunicações e elementos-chave do setor energético iranianos, foi posto de lado após o acordo de 14 de julho entre o Irã e o sexteto.
Ao mesmo tempo, havia outra variante do “Nitro Zeus” que incluía um ataque contra a usina de enriquecimento do urânio de Fordow. A operação devia ser secreta e, por isso, o presidente podia a sancionar mesmo que não houvesse um conflito aberto entre os países.
A edição nota que o plano foi revelado durante as filmagens do documentário Zero Days, do diretor Alex Gibney, que será mostrado no festival do cinema em Berlim na quarta-feira (17).
Em 16 de janeiro de 2016, os EUA e a União Europeia revogaram oficialmente as sanções que tinham sido impostas em relação ao Irã em 2003. Na altura, as sanções foram decretadas por medo de que o programa nuclear desse país estivesse focado na criação de uma bomba atômica.