A informação foi divulgada por representantes da holding em Singapura.
“Este convertiplano não tripulado, sem análogos no mundo, passou mais uma série de testes, tendo realizado o seu primeiro voo. […] Empresas do setor energético e várias entidades do Estado já mostraram interesse nesta inovação única”, diz-se no comunicado.
O interesse pode ser explicado por o novo tipo de veículo não tripulado poder ser utilizado no monitoramento do meio ambiente em regiões nas quais é impossível decolar por razão de ausência de pista, especificou a assessoria de imprensa do Vertolyoty Rossii. Além disso, o convertiplano inovador pode atingir velocidades de até 500 quilómetros por hora.
“A aeronave pode monitorizar a poluição causada pela fumaça em florestas e áreas urbanas densas, realizar fotografia aérea, vigilância de instalações de petróleo e gás, entregar suprimentos médicos em áreas remotas”, enumerou o comunicado.
O projeto de convertiplano foi apresentado no salão aeroespacial internacional russo MAKS 2015 e, no mesmo ano, começaram trabalhos de realização do projeto.
O objetivo principal dos criadores do veículo não tripulado é criar toda uma série de veículos multifunção com rotores.