Rússia e Irã finalmente assinam contrato de entrega de mísseis S-300

© Sputnik / Aleksei Danichev / Acessar o banco de imagensUm destacamento de S-300
Um destacamento de S-300 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Rússia e Irã assinaram um contrato de compra de sistemas russos de defesa anti-aérea S-300 pelo Teerã, com data de entrega a ser anunciada em breve, declarou nesta quinta-feira (18) o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas iranianas Hassan Abadi Feyruz.

"O contrato de entrega de sistemas S-300 foi assinado. No entanto, os prazos de envio e recebimento serão anunciados em breve" – disse Feyruz.

Kremlin, por sua vez, declarou que os prazos concretos de entrega dos equipamentos estão dependendo da definição da questão do pagamento do contrato.

Já o ministro da Defesa do Irã, Hosein Dehghan, chegou a informar que a entrega do primeiro lote dos sistemas russos S-300 seria realizada no decorrer do primeiro semestre de 2016.

Uma fonte exclusiva da Sputnik, ligada às negociações, revelou que Dehghan participará nesta quinta-feira, em Astracã, de uma cerimônia, a portas fechadas, do envio do primeiro lote dos S-300 russos para o Irã. Supõe-se que a carga seja enviada a partir de um porto desta cidade russa através do Mar Cáspio.

Sistema russo de mísseis anti-balísticos S-300VM Antey-2500. Os sistema de mísseis terra-ar do tipo S-300-S são projetados para abater uma variedade de mísseis balísticos de curto e médio alcance dentro de uma faixa de 2.500 km - Sputnik Brasil
Rússia moderniza sistema de mísseis S-300 para entregá-los ao Irã
O contrato de entrega dos sistemas russos ao Irã havia sido assinado ainda em 2007, mas acabou sendo anulado após o Conselho de Segurança da ONU ter aprovado a Resolução 1929 com sanções ao Irã, em 2010. Apesar disso, em abril de 2015 o presidente russo Vladimir Putin assinou um decreto permitindo que o acordo fosse retomado. Em julho daquele ano, o levantamento das sanções contra a República Islâmica abriu as portas para que a venda fosse finalmente concluída.

O descumprimento do primeiro contrato em 2010 fez com que Teerã abrisse um processo judicial contra Moscou, no valor de US$ 4 bilhões. Com a retomada do acordo, no entanto, as partes chegaram a um acordo e ação foi retirada.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала