"[Os exercícios da OTAN] DYNAMIC MANTA 2016 (DYMA 16) começaram hoje ao largo da costa da Sicília, com navios, submarinos e aviões e participantes de oito nações aliadas convergindo sobre o Mar Mediterrâneo Central", afirma a nota.
#submarine HS PIPINOS and surface units Catania Port before joining #NATO exercise #DYMA16.#NAVY #military#photo pic.twitter.com/eyOehXIKHX
— NATO MaritimeCommand (@NATO_MARCOM) 22 fevereiro 2016
Submarinos, navios de superfície e aeronaves marítimas da França, Alemanha, Grécia, Itália, Espanha, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos participam das manobras para melhorar as habilidades de combate de suas respectivas forças navais em um ambiente multinacional com múltiplas ameaças, diz o comunicado.
#frigate FS MONTCALM Supply FS VAR #submarine HS PIPINOS participating in #nato exercise DYMA 16@MarineNationale pic.twitter.com/7gp9pJB8l7
— NATO MaritimeCommand (@NATO_MARCOM) 22 fevereiro 2016
Os EUA e a OTAN têm reforçado sua presença militar combinada na Europa. No início de fevereiro, o secretário de Defesa dos EUA Ashton Carter disse que Washington vai quadruplicar o financiamento militar dos EUA no continente europeu, elevando o montante a US$ 3,4 bilhões em 2017.