Curdos resgatam jovem sueca de 16 anos das mãos do Daesh no Iraque

© AFP 2023 / Marwan IbrahimMilitares curdos
Militares curdos - Sputnik Brasil
Nos siga no
Uma jovem sueca de 16 anos que vinha sendo mantida em cativeiro no Iraque por militantes do Daesh (grupo terrorista autointitulado “Estado Islâmico”) foi resgatada por forças especiais curdas na semana passada, segundo anunciou o conselho de segurança da Região Autônoma do Curdistão em um comunicado nesta terça-feira (23).

Fighters from the Syrian Democratic Forces (SDF) are transported to the front line of the town of Chaddade in the northeastern Syrian province of Hasaka, on February 19, 2016 - Sputnik Brasil
Curdos sírios reconquistam ao Daesh cidade estratégica em província petroleira
Segundo relata a Reuters, a adolescente viajou da Suécia para a Síria no ano passado e posteriormente fez a travessia para o Iraque, onde foi resgatada em 17 de fevereiro perto de Mosul, reduto do Daesh no norte do país. A operação foi realizada por forças do departamento curdo antiterrorista, de acordo com o comunicado.

​A jovem supostamente partiu da cidade sueca de Boras e disse que havia sido "enganada" por um membro do Daesh na Suécia para fazer a viagem até a Síria.

"O Conselho de Segurança da Região do Curdistão foi instado pelas autoridades suecas e por membros da família dela a ajudar a localizá-la e resgatá-la do ISIL [outra sigla pela qual o grupo terrorista é conhecido]", informou o órgão.

A jovem se encontra atualmente na Região do Curdistão e será entregue às autoridades suecas para que possa voltar para casa uma vez que as providências necessárias sejam tomadas.

​Serviços de segurança estimam que centenas de homens e mulheres ocidentais abandonaram seus lares para se juntar às fileiras do Daesh desde que os jihadistas começaram a tomar o controle sobre grandes territórios do Iraque e da Síria, em junho de 2014.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала