A jovem supostamente partiu da cidade sueca de Boras e disse que havia sido "enganada" por um membro do Daesh na Suécia para fazer a viagem até a Síria.
Kurdish special forces rescue teenage Swedish girl from #ISIShttps://t.co/49RtkVcfb6#Kurds #Sweden pic.twitter.com/cw0VUXfRHc
— NewsFront in English (@ENnewsfront) 23 fevereiro 2016
"O Conselho de Segurança da Região do Curdistão foi instado pelas autoridades suecas e por membros da família dela a ajudar a localizá-la e resgatá-la do ISIL [outra sigla pela qual o grupo terrorista é conhecido]", informou o órgão.
A jovem se encontra atualmente na Região do Curdistão e será entregue às autoridades suecas para que possa voltar para casa uma vez que as providências necessárias sejam tomadas.
Kurds free 16 year old swedish girl from ISIS captivity in Mosul @markdemesmaeker @jensstoltenberg https://t.co/VqQ9u8Ejls
— NVA_EU (@NVA_EU) 23 fevereiro 2016
Serviços de segurança estimam que centenas de homens e mulheres ocidentais abandonaram seus lares para se juntar às fileiras do Daesh desde que os jihadistas começaram a tomar o controle sobre grandes territórios do Iraque e da Síria, em junho de 2014.