Europeus suspeitam Turquia de colaboração com Daesh

© REUTERS / StringerFumaça após ataques aéreos da coalizão liderada pelos EUA contra militantes do Daesh em Kirkuk
Fumaça após ataques aéreos da coalizão liderada pelos EUA contra militantes do Daesh em Kirkuk - Sputnik Brasil
Nos siga no
De acordo com os dados da recente pesquisa Sputnik-Opinião, 72% dos franceses acreditam que as autoridades da Turquia pretendem não se dar conta da atividade de comerciantes clandestinos turcos que compram petróleo sírio do Daesh.

Mais da metade — 52% — dos alemães, 38% dos habitantes dos Estados Unidos e 41% doa britânicos concordam que o comércio de petróleo com os terroristas tem a aprovação das autoridades de Ancara.

Na Alemanha, a pesquisa para a agência de notícias e emissora de rádio Sputnik foi realizada pela empresa britânica Populus, na França, pela Ifop.

Perguntados se concordam com a frase "A Turquia está combatendo ativamente grupos terroristas, como o EI [Daesh]", 59% dos participantes franceses responderam negativamente. Na Alemanha, esta porcentagem é 36%, contra 26% dos respondentes que concordaram. No Reino Unido, há paridade nas opiniões: 23% dos participantes da pesquisa concordam que a Turquia combate com eficiência os terroristas e 23% não acreditam nisso. Já nos EUA, 30% dos habitantes acreditam que a Turquia está combatendo os grupos terroristas. Só 17% não concordaram.

© SputnikEuropeus suspeitam Turquia de colaboração com Daesh
Europeus suspeitam Turquia de colaboração com Daesh - Sputnik Brasil
Europeus suspeitam Turquia de colaboração com Daesh

Nos EUA, Reino Unido e Alemanha, a pesquisa foi realizada pela empresa de opinião pública Populus para a Sputnik em 3 e 4 de fevereiro de 2016. Na França, a pesquisa foi levada a cabo pela francesa Ifop de 3 a 5 de fevereiro. Os dados representam diversos sexos, idades e localidades dos países em que a pesquisa foi realizada. O intervalo de confiança por país é +/- 3,1%, a margem de confiança é 95%.

O que é o Sputnik-Opinião?

Este projeto internacional de estudo da opinião pública começou em janeiro de 2015. As empresas parceiras do projeto são Populus e Ifop (a empresa francesa de opinião pública de grande renome). No quadro do Sputnik-Opinião são realizadas regularmente pesquisas em vários países da Europa e dos EUA sobre os temas sociais e políticos de maior atualidade.

A Sputnik (sputniknews.com) é uma agência de notícias e rádio com representações e redações multimídia em dezenas de países. A Sputnik inclui sites (34 ao todo), emissões rádio analógicas e digitais, aplicativos para celular e páginas nas redes sociais.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала