As Nações Unidas sublinham no documento que o mundo precisa fazer algo até que os processos respetivos afetem a alimentação.
"Encontramo-nos em um período de declínio e as consequências estão aumentando", comentou um dos autores do relatório, Simon Potts, diretor do Centro de Investigação Agroambiental da Universidade de Reading.
O relatório, baseado em várias pesquisas científicas, foi aprovado por representantes de 124 nações que se encontraram em Kuala Lumpur nesta sexta-feira (26).
No Brasil podem ser encontrados até 300 especies de abelhas, principalmente no Norte e Nordeste.
Segundo uma publicação da revista científica de agronomia que avaliou a apicultura no Brasil ainda em 2011, “a apicultura é uma atividade rentável para pequenos, médios e grandes produtores; e que para o Brasil é bastante promissora, já que nossa flora é considerada uma das maiores e mais ricas do mundo”.
A revista notou também que o Brasil é, atualmente, o sexto maior produtor de mel (ficando atrás da China, Estados Unidos, Argentina, México e Canadá) e possui dum grande potencial apícola (flora e clima) não explorado.