Rússia acusa Turquia de violar cessar-fogo sírio

© AFP 2023 / BULENT KILICMaterial blindado turco perto da fronteira síria, 16 de fevereiro, 2016
Material blindado turco perto da fronteira síria, 16 de fevereiro, 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Rússia pretende discutir nesta terça-feira, em Genebra, com o enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, a questão da violação do regime de cessar-fogo na Síria por parte da Turquia. A informação é do vice-chanceler russo, Mikhail Bogdanov.

Damascus, Syria, (File) - Sputnik Brasil
ONU: violência diminui no primeiro dia do cessar-fogo na Síria
“Até onde sabemos, houve violações do cessar-fogo por parte da Turquia. Posições dos curdos foram alvejadas. Isto tudo esta´sendo discutido. Hoje em Genebra haverá um encontro entre o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, e De Mistura. Pretendemos discutir este tema no encontro”, disse Bogdanov.

O regime de cessar-fogo na Síria entrou em vigor em 27 de fevereiro, não contemplando os grupos Daesh (Estado Islâmico) e a Frente al-Nusra, além de outras organizações consideradas pelo Conselho de Segurança da ONU como terroristas. 

Ancara, por sua vez, já se pronunciou afirmando que o acordo sobre o cessar-fogo não impõe obrigações à Turquia. Na noite de 28 de Fevereiro, foi relatado um ataque sobre a cidade síria de Tell el-Ett Abyad vindo do território turco.

As acusações sobre a responsabilidade do ataque recaem tanto sobre Ancara, curdos sírios, quanto a oposição síria. O Ministério da Defesa da Rússia declarou que a aquisição de veículos blindados militares turcos e o reforço de posições nas áreas da fronteira com a Síria são um passo provocador que poderia levar a uma retomada das hostilidades.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала