Os lançamentos foram realizados na manhã de quinta-feira (3), pelo horário local, a partir de uma área próxima da cidade de Wonsan, na costa leste da península coreana.
Ainda não há informações sobre quantos mísseis exatamente teriam sido lançados, mas especialistas descartaram a possibilidade de os disparos terem sido feitos com armamentos de artilharia. Além disso, o porta-voz do ministro da Defesa da Coreia do Sul, Mun San Kyung, informou que todos os mísseis lançados caíram no mar.
O incidente aconteceu poucas horas após o Conselho de Segurança da ONU ter aprovado um projeto de resolução propondo o mais severo conjunto de sanções já adotado contra a Coreia do Norte no decorrer dos últimos 20 anos.
A resolução, de autoria dos EUA, foi apresentada após Pyongyang ter anunciado em 6 de janeiro a realização de um teste bem sucedido de uma bomba de hidrogênio. Passado um mês, o país realizou o lançamento de um míssil de longo alcance para levar um satélite à órbita.
O novo pacote de sanções inclui grandes limitações ao comércio e uma série de restrições econômicas e financeiras, prevendo também a realização de inspeções internacionais de todas as cargas que chegam ou deixam o país.