Sérvia não irá à OTAN

© AFP 2023 / ANDREJ ISAKOVICEm 20 de fevereiro, Aleksandar Vucic fez deu uma coletiva de imprensa após a morte de dois funcionários da embaixada sérvia na Líbia no resultado de um ataque aéreo realizado pelos EUA
Em 20 de fevereiro, Aleksandar Vucic fez deu uma coletiva de imprensa após a morte de dois funcionários da embaixada sérvia na Líbia no resultado de um ataque aéreo realizado pelos EUA - Sputnik Brasil
Nos siga no
O primeiro-ministro da Sérvia, Aleksandar Vucic, disse na tarde da terça-feira (1) que não haverá nenhum referendo sobre a adesão do país à OTAN.

Podgorica, Montenegro - Sputnik Brasil
Pronto, falei: Montenegro não quer realizar referendo sobre adesão à OTAN
"A Sérvia não irá à OTAN, senão que ela ficará neutra", frisou Vucic, citado pelo canal de televisão RTS.

Para o premiê, o acordo recentemente ratificado pelo parlamento e que garante imunidade aos representantes a Aliança Atlântica fora assinada em 2006 por "grandes patriotas que querem jogar a Sérvia no passado".

"A nossa política é essa: nós amamos a Sérvia, respeitamos os EUA e a Rússia, estamos no caminho à UE [União Europeia], mas nós queremos a Sérvia sobretudo", ressaltou Vucic.

Quer dizer, Belgrado não pretende aderir incondicionalmente a nenhuma das partes. Quer dizer, nem aos EUA, nem à UE, nem à Rússia. "Apesar das boas relações com a Rússia, eu não estou pronto para sacrificar a via europeia da Sérvia", frisou.

"A Sérvia já morou bastante nas nuvens, é preciso viver na terra, firme e duramente, olhando para o futuro. Aqueles que querem trazer a Sérvia para os céus, já fizeram isso bastantes vezes", disse Vucic.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала