EUA criticam governo turco por assumir controle de jornal opositor

© AP Photo / Francois MoriPresidente turco Recep Tayyip Erdogan na Conferência Climática em Paris, 30 de novembro de 2015
Presidente turco Recep Tayyip Erdogan na Conferência Climática em Paris, 30 de novembro de 2015 - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Departamento de Estado norte-americano criticou duramente o governo da Turquia nesta sexta-feira após a tomada do maior jornal do país, o veículo de oposição Zaman.

Um cartaz com uma imagem do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, apresentado em Istambul, Turquia - Sputnik Brasil
Liberdade de imprensa na Turquia: 5 anos de prisão por criticar Erdogan
"Nós vemos isso como a última de uma série preocupante de ações judiciais e de aplicações de leis, por parte do governo turco, contra veículos de mídia e outros órgãos críticos (ao governo)", declarou o porta-voz do Departamento de Estado, John Kirby, em coletiva de imprensa.

Segundo a agência turca Anadolu, Ancara colocou o jornal Zaman sob controle do Estado a pedido da promotoria de Istambul. Com uma circulação na casa dos 650 mil exemplares, o Zaman é o principal jornal do país, sendo conhecido por sua posição de apoio ao clérigo Muhammed Fethullah Gülen, grande crítico do atual presidente turco, Recep Tayyip Erdogan. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала