Agora no Irã há cada vez menos lojas onde é possível comprar bonecas vestidas de traje nacional. Estas lojas encontram-se principalmente no centro de Teerã.
باربیهای ایرانی هم آمدند! +عکس — https://t.co/tvSxtiNa2U pic.twitter.com/qU4JBSvV5E
— Royekhat (@Royekhatnet) 1 марта 2016 г.
Na loja de Javad Karimi, as pequenas compradoras podem obter uma boneca iraniana chamada de Khatun. É produzida de análogos chineses de Barbie. É que o preço de tais bonecas é um pouco mais alto.
“São um ano em meio que trabalho nesta indústria. Posso dizer que Khatun é bem-vendida particularmente antes de feriados nacionais Shab-e yalda [solstício de inverno] e Nouruz [Ano Novo do calendário persa]”, disse Karimi.
Karimi destacou que na sua loja vendem-se bonecas feitas por donas de casas iranianas que não têm oportunidade de vendê-las.
عروسکهای باربی چینی را با لباسهای اقوام ایرانی، به اسم عروسکهای محلی- سنتی ایرانی 20 هزار تومان میفروشند./ ايسنا pic.twitter.com/tRrQ1P9qv1
— امیر کلهر (@AmirrKalhor) 29 февраля 2016 г.
Karimi explicou que os iranianos usam na produção bonecas feitas na China porque o preço da boneca depende do custo de costura das roupas. Análogos chineses permitem reduzir o custo geral de produção de bonecas e oferecer ao consumidor bonecas somente um pouco mais caras que outras.