“A situação da Coreia do Norte é um produto de décadas de falhas pelas nações nucleares — membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU — ao cumprimento das obrigações do Artigo 6 do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (NPT) para negociar o fim das armas nucleares”, disse Christ nesta sexta-feira.
O NPT é um acordo internacional assinado por 190 países para impedir a proliferação de armas nucleares que também pede que os países nucleares busquem o desarmamento total.
“Os esforços dos países nucleares para restringir a proliferação horizontal vão fracassar enquanto eles próprios continuem a acumular milhares de armas nucleares”, completou Christ.
As novas sanções têm como alvo vários setores da economia norte-coreana, incluindo a proibição da venda de armas convencionais a Pyongyang e a entrega de combustível de aviação.
No início de janeiro, Pyongyang declarou ter realizado com sucesso um teste com uma bomba de hidrogênio. No mês seguinte, a Coreia do Norte disparou um foguete de longo alcance para supostamente posicionar um satélite em órbita, desafiando uma resolução do Conselho de Segurança da ONU.