"Escrevi: 'Caro Vladimir Vladimirovich Putin! Por favor, me dê um chihuahua de presente", explicou a pequena Alina Zykova, citada pela RT.
A menina tinha visto o presidente distribuir presentes para outras crianças na TV, e decidiu pedir-lhe que realizasse seu desejo também, segundo acrescentou a mãe da garota.
A família, que morava na região ucraniana de Donetsk e se mudou para Sevastopol devido à saúde de Alina (os médicos recomendaram-lhe ficar longe de minas de carvão), recebeu então um telefonema do governo local.
"Fomos informados de que as autoridades tinham sido instruídas pelo presidente a cumprir o pedido de nossa filha. No início, não acreditamos que era possível", disse a mãe, depois que o cachorro, batizado de Amber Harry, foi entregue pelas autoridades locais nesta sexta-feira.
O chihuahua ainda veio com um passaporte veterinário e um cartão de membro para um clube de cães da Rússia, bem como com rações e um certificado para conseguir-lhe roupinhas de cachorro.
"Seu cão tem um passaporte russo", disseram as autoridades à família de Alina, que já anunciou planos para adotar a cidadania russa.
Putin, por sua vez, não apenas tem presenteado pequenas crianças com cachorros como também já adquiriu para si mesmo um bom número de companheiros de quatro patas. Quando serviu como primeiro-ministro, por exemplo, ele ganhou um filhote de pastor búlgaro do premiê da Bulgária.
E sua adorada Konni, uma fêmea de labrador falecida em 2014, era presença constante ao lado do presidente russo, inclusive nas reuniões de gabinete do Kremlin e quando Putin recebia visitas de líderes mundiais. Ela foi, aliás, o primeiro cachorro de estimação a ganhar uma coleira rastreada por satélite.