Anteriormente, havia sido informado que os EUA estariam construindo uma base aérea no aeroporto agrícola da região de Ramila El Hasaka. A base serviria para os EUA pousarem helicópteros e aviões de carga, equipamentos de entrega e munições para os curdos. A área em que a base está sendo construída está sob controle dos curdos sírios. Os representantes das autoridades norte-americanas confirmaram o envio de tropas das forças especiais para a região.
Segundo a agência, os Estados Unidos quase concluíram a construção da base em Ramilane e iniciaram a construção de uma nova base aérea no sudeste de Kobane, perto da fronteira turca. As bases serão usadas tanto para fins militares, quanto para fins pacíficos.
A Síria vive uma guerra civil desde 2011, com forças leais ao Presidente Bashar Assad combatendo vários grupos de oposição, inclusive grupos extremistas como a Frente Nusra e o Daesh.
Um cessar-fogo negociado por Rússia e Estados Unidos entrou em vigor na semana passada. A trégua teve o apoio do governo sírio e de dezenas de grupos de oposição, porém não contempla os grupos terroristas Daesh e Frente al-Nusra.