A vacina "Grippol Plus» é dada às crianças e mulheres grávidas, para prevenir a gripe e é vendida em toda a Comunidade dos Estados Independentes e em alguns países da UE, por exemplo, na Eslováquia.
Após testes extensos no Irã, os médicos decidiram que a vacina seria um bom complemento ao seu arsenal médico, e os fabricantes de produtos farmacêuticos iranianos pediram à Petrovax o direito de produzir a vacina, disse a presidente da Petrovax, Elena Arhangelskaya à Sputnik.
"Fizemos a primeira entrega de 'Grippol Plus' para o Irã em 2015 e recebemos uma reação positiva do Ministério da Saúde e dos médicos especialistas iranianos. Depois disso, recebemos uma oferta da empresa iraniana Sobhan Recombinant Protein (SRP) para a transferência de tecnologia de produção da vacina”.
A presidente da empresa salientou a importância deste acordo:
"Esta é uma nova direção estratégica para a Petrovax Pharm, e isso fortalece o nosso potencial de exportação. A importância para o Irã é óbvia — no momento não existem vacinas produzidas localmente».
"Nós aceitámos a oferta e, de acordo com os termos do nosso acordo nos próximos três anos, haverá uma transferência gradual da tecnologia de todo o ciclo de produção da vacina", explicou Arhangelskaya.
"Isso permite que o Irã aumente o número das pessoas vacinadas e dá a oportunidade de adicionar a vacina ao programa nacional de imunização, como é praticado em muitos países».
Arhangelskaya disse que os especialistas iranianos da SRP vão estar em contato com os seus colegas da Petrovax durante todas as fases do processo de localização, após o qual o medicamento deve receber a aprovação do Ministério da Saúde do Irã antes de entrar no mercado.
«A SRP irá transferir a tecnologia para produzir uma vacina contra a hepatite B na Rússia, e assim a Petrovax vai completar um processo semelhante para adquirir a tecnologia de produção", disse Arhangelskaya.
"Outro acordo foi assinado com a CinnaGen para transferir a tecnologia de produção e licença de medicamentos destinados à artrite reumatoide. Esta empresa tem uma vasta gama de substâncias farmacêuticas e, se o nosso primeiro projeto for bem sucedido, vamos certamente expandir a nossa cooperação”, disse Elena Arhangelskaya.