- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

OMS: Vacina contra vírus Zika pode chegar tarde demais

© REUTERS / Paulo WhitakerAedes Aegypti
Aedes Aegypti - Sputnik Brasil
Nos siga no
A diretora-geral-adjunta da Organização Mundial da Saúde (OMS), Marie-Paule Kieny, alertou nesta quarta-feira (9) que uma vacina contra o vírus Zika pode chegar "tarde demais" para ter um impacto real na atual epidemia na América Latina.

Mosquito - Sputnik Brasil
Alerta: Pernilongo comum também poderia passar o zika vírus
Ela participou de uma reunião de dois dias sobre a pesquisa relacionada ao vírus da Zika. De acordo com ela, a vacina é um "imperativo", especialmente para mulheres grávidas e para mulheres em idade fértil.

Segundo a diretora-geral-adjunta da OMS, "o desenvolvimento das vacinas ainda está em um estágio muito precoce e as opções mais avançadas ainda vão demorar vários meses para serem testadas em humanos". 

"A necessidade mais premente é o desenvolvimento de instrumentos de diagnóstico e prevenção para preencher a atual lacuna na investigação e para proteger as mulheres grávidas e os seus bebês", afirmou.

"É possível que as vacinas cheguem tarde demais para o atual surto na América Latina", acrescentou Marie-Paule Kieny. 

No começo de fevereiro, a Organização Mundial da Saúde levantou a suspeita de que o recente aumento de casos de microcefalia em recém-nascidos no Brasil tem relação com o vírus Zika, o que fez a organização declarar emergência internacional. No entanto, a relação entre os casos de microcefalia e o vírus Zika ainda não foi comprovada cientificamente.


Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала