Além disso, na quinta-feira (10) as forças governamentais e tropas compostas por voluntários retomaram cinco vilarejos perto de cidade de Khanasser no norte da província deixando dezenas de militantes do Daesh feridos ou mortos e eliminando o seu equipamento militar.
Mais cedo, o Exército sírio restaurou a segurança em oito vilas no sul da província.
Ao mesmo tempo, as forças pró-governamentais continuaram avançando para as regiões que ficam sob o controle dos terroristas. Soldados sírios se envolveram em uma série de confrontos com os restantes terroristas nas áreas recém-liberadas causando grandes perdas ao inimigo.
Em 22 de fevereiro foi publicada uma declaração conjunta dos EUA e da Rússia sobre a Síria, referente o cessar-fogo entre as tropas do governo sírio e os grupos armados da oposição a partir de 27 de fevereiro, sem o mesmo, no entanto, ser aplicado ao Daesh, Frente al-Nusra e outras organizações que a ONU considera como terroristas.
Pouco antes de o cessar-fogo ter entrado em vigor, o Conselho de Segurança da ONU adotou a resolução 2268 sobre este acordo russo-americano.