O doutor em Ciências Históricas, Professor de Estudos Americanos da Universidade de São Petersburgo, Lázaro Heifetz, destacou que Lula é considerado um símbolo de um Brasil próspero, tendo alcançado uma economia em rápido crescimento no final dos anos 2000.
“Vindo de uma sociedade pobre, ativista de esquerda e político, Lula da Silva ainda usufrui de muita popularidade entre os cidadãos, porque diminuiu significativamente a percentagem da população pobre do Brasil, bem como alcançou um crescimento económico rápido. Com Lula, o crescimento do PIB brasileiro foi de aproximadamente 7% ao ano”, afirmou o especialista.
“O importante é que a maior parte da população brasileira recebeu grandes benefícios sociais, mas o paradoxo na política social é que as pessoas esquecem rápido o que receberam”, observou.
Já o editor-chefe da revista "América Latina", Vladimir Travkin, destaca que Lula é um dos politicos mais respeitados e populares do país, e após o fim do mandato de Dilma Rousseff, ele pode mais uma vez ocupar o posto de presidente do país.
De acordo Travkin, tentam atacar Lula de todas as formas para impedir que ele volte ao cargo de presidente do país na eleição de 2018.
Em 13 de março, membros da oposição vão realizar um protesto exigindo a renúncia da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e uma investigação aprofundada em relação ao ex-presidente Lula da Silva.