O veículo recebeu o nome de Burlak (significa, em russo, um operário que puxava navios fluviais contra corrente nos rios russos desde o século XVI até o início do século XX) e pesa quatro toneladas. Foi construído em conformidade com o conceito do Veículo blindado de transporte de pessoal anfíbio BTR-60 e não tem análogos no mundo, segundo declaram os seus construtores.
Off-road BurlakVeja o fascinante off-road russo Burlak em ação!
Posted by Sputnik Brasil on Friday, 18 March 2016
O Burlak tem mais de seis metros de cumprimento, 2,9 metros de largura e 3,2 metros de altura. O diâmetro das suas rodas é 1,75 metros, informa o site autoarctic.ru.
Veículos off-road como este podem ser usados em expedições científicas em condições climáticas severas na região do Ártico, lê-se no artigo do site Moya Planeta.
A ambiciosa expedição polar que pretende quebrar o recorde mundial está prevista para o ano 2018. A ideia da expedição consiste em alcançar o Polo Norte autonomamente, sem abastecimento aéreo de combustíveis e produtos alimentares e voltar ao continente por seus próprios meios.
A expedição é inspirada pelo a recorde do aventureiro russo Vassily Elagin que em 2009 tornou-se o primeiro homem a alcançar o Polo Norte em veículos de roda. Mas aqueles off-roads foram deixados lá e a tripulação voltou em helicópteros. A expedição de 2018, porém, pretende voltar em veículos de rodas.