China participará dos exercícios militares dos EUA

© AFP 2023 / KENT NISHIMURAVários veículos militares nas base conjunta Pearl Harbor-Hickam durante os exercícios navais RIMPAC, junho de 2012
Vários veículos militares nas base conjunta Pearl Harbor-Hickam durante os exercícios navais RIMPAC, junho de 2012 - Sputnik Brasil
Nos siga no
A China pretende participar dos exercícios navais RIMPAC neste ano a convite dos EUA, disse na entrevista coletiva a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying.

Exercícios do Exército da Rússia no sul do país - Sputnik Brasil
Para Departamento de Defesa Rússia e China são maiores desafios estratégicos para EUA
Mais cedo o secretário de Defesa norte-americano declarou que os EUA reavaliam a possibilidade de da participação da China dos exercícios RIMPAC. Segundo Carter, a China segue uma linha de isolação enquanto Washington na região de Ásia-Pacífico visa garantir segurança.

“A China e os EUA são países fortes. Podemos cooperar em muitas áreas. O nosso respeito e a nossa confiança mútuos servem para o bem dos interesses fundamentais dos povos de ambos os países, bem como a paz e estabilidade na região de Ásia-Pacífico e em todo o mundo”, disse Hua Chunying.

Secretário de Defesa norte-americano Ashton Carter durante a entrevista coletiva, Washigton, EUA, agosto de 2015 - Sputnik Brasil
Pentágono: EUA não estão prontos para uma guerra contra Rússia
Destacou que as declarações de Carter sobre a isolação da China mostram que alguns norte-americanos tentam criar tal imagem da China. Segundo ela, tais ideias são uma ilusão e não são construtivas.

“Quanto aos exercícios, segundo que sei, os EUA oficialmente convidaram a China para participar e a China confirmou a sua participação”, sublinhou a representante oficial da chancelaria chinesa. Acrescentou também que é um país aberto que quer ser amigo dos seus vizinhos.

Os exercícios navais RIMPAC organizados pelos EUA realizam-se dois em dois anos em Honolulu. Os primeiros exercícios realizaram-se em 1971. Em 2014 a China participou destes exercícios pela primeira vez. A Rússia foi convidada para os exercícios em 2012 mas não participou em 2014.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала