Ataques aéreos dos EUA na Síria mataram cerca de 400 civis no total

© AP Photo / Hani MohammedÁrea destruída por ataques da coalizão internacional liderada pela Arábia Saudita no Iêmen
Área destruída por ataques da coalizão internacional liderada pela Arábia Saudita no Iêmen - Sputnik Brasil
Nos siga no
Cerca de 400 civis foram mortos na Síria por ataques aéreos dos EUA e seus aliados da coalizão internacional contra o Daesh (Estado Islâmico) e outros grupos terroristas.

Militantes rebeldes da oposição síria - Sputnik Brasil
EUA planejam retomar treinamento de oposição armada na Síria
Segundo o Observatório da Síria para os Direitos Humanos (SOHR), 380 pessoas, incluindo 99 crianças e 67 mulheres, foram mortas os últimos 18 meses. 

O organização destacou que a quantidade total de vítimas (incluindo de não-civis) foi de 4.643 pessoas desde que a coalizão liderada pelos Estados Unidos iniciou os ataques aéreos na Síria em setembro de 2014. Na ocasião, o presidente norte-americano Barack Obama descreveu a operação com o objetivo de "desintegrar e derrotar" o Daesh no Iraque e na Síria.

A organização criticou a coalizão, classificando a campanha de ataques aéreos como "um massacre" e exigiu que as áreas civis sejam isentas "de todos os tipos de operações militares, onde as vítimas destas operações são os civis sírios".

Ruínas do hospital apoiado pela ogranização Médicos Sem Fronteiras, destruído em 15 de fevereiro, província de Idlib, Maaret al-Nuuman, Síria - Sputnik Brasil
'Hospital na Síria foi bombardeado por avião da coalizão liderada pelos EUA'
Os números recém-divulgados contradizem com os dados divulgados oficialmente pela Casa Branca, que até agora admitiu ter matado acidentalmente apenas 21 civis.

Mas mesmo os dados do Observatório Sírio podem ser uma estimativa. De acordo com Airwars, um coletivo de investigação que monitora os ataques aéreos na Síria e no Iraque, pelo menos 1.044 civis foram mortos desde o início da intervenção — 519 destes teriam sido atingidos somente pela coalizão liderada pelos Estados Unidos na Síria.

Falando à VICE News, um porta-voz do Departamento de Defesa dos EUA diz que dados sobre mortes de civis resultantes de operações americanas é sempre revistos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала