Um dos exemplos de sucesso nesse ramo é o da rede de lavanderias Lava e Leve, criada em janeiro de 2015 na cidade de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, e que já contabiliza 230 franquias em todo o país. O fundador da marca e presidente, Fernando Martins de Oliveira, conta que a partir de R$ 40 mil já é possível abrir uma unidade da rede. Grande parte do sucesso do negócio ele atribui à filosofia de atuação: atender às famílias lavando a roupa do dia a dia, embora lavagens avulsas também sejam atendidas.
Fernando de Oliveira considera que “por ter um produto de alta demanda e baixo custo, o risco de uma lavanderia fechar é muito pequeno. Nesse ano de expansão de franquias não tivemos nenhum caso de lavanderia que fechou porque não teve mercado. É um investimento praticamente seguro”.
Por ser franquia, e por ser associada à ABF, a empresa oferece ao franqueado tudo que ele precisa em termos de padronização, desde identidade visual própria, cadastro de fornecedores, treinamento de mão de obra, entre outras.
“Damos toda assessoria, desde a escolha do ponto, compra de equipamentos, maquinário e insumos, instalações elétrica e hidráulica, treinamento de funcionários e até como captar clientes. Além disso, o franqueado tem um sistema de gestão online que faz tudo, gera contrato e ordem de serviço, no caso da lavagem avulsa, tudo sem custo adicional."
Segundo Oliveira, nenhum dos franqueados da rede tinha trabalhado antes no ramo de lavanderias.
“Alguns procuravam uma oportunidade de negócio com baixo investimento na área de serviços. Não tivemos problemas com a atual crise. Tivemos muitos franqueados que nos procuraram após perderem o emprego. Temos franqueados a partir de 22 anos, mas a média é em torno de 30.”