O autor do texto, diz que o conflito com a Rússia resultou em grande dificuldades para a economia turca, já que desde 2002 o país desenvolveu uma forte dependência do petróleo e do gás natural russos. Despreocupada com uma possível deterioração das relações com Moscou, Ancara deixou de desenvolver laços energéticos com outros países.
Segundo o artigo, visando baixar a sua dependência da Rússia, a Turquia assinou um acordo de gás de grande risco com o Qatar – o documento prevê que o gasoduto entre os dois países passe por Síria, Iraque e territórios curdos.
No entanto, a Rússia parece ter minado totalmente os frágeis planos energéticos da Turquia, destaca o autor da publicação. Desde o fim da bem-sucedida operação militar russa na Síria, os jihadistas vêm sofrendo sucessivas derrotas e os adversários de Ancara vêm cada vez mais reforçando suas posições naquele país.
"A operação militar russa e o reforço do regime de Assad puseram fim ao projeto de gasoduto entre Turquia e Qatar" – concluiu o artigo da Oilprice.