Paquistão prepara ofensiva paramilitar no Punjab após massacre de cristãos na Páscoa

© REUTERS / Akhtar SoomroMembros das forças paramilitares do Paquistão
Membros das forças paramilitares do Paquistão - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Paquistão lançará uma ofensiva paramilitar especial no Punjab, sua província mais rica e mais populosa, em resposta ao atentado terrorista que matou 72 pessoas na capital regional de Lahore neste domingo de Páscoa.

​Segundo informou a Reuters nesta segunda-feira (28), o governo civil do país irá mais uma vez conceder poderes especiais ao braço paramilitar de suas Forças Armadas a fim de combater extremistas islâmicos. 

Ambulance in Lahore. (File) - Sputnik Brasil
Atentado suicida no Paquistão deixa pelo menos 60 mortos (VÍDEO)
De acordo com um oficial das forças de segurança baseado em Lahore, as forças paramilitares do Paquistão terão poderes extraordinários para realizar incursões e interrogar suspeitos, à maneira da tática que vem sendo usada há mais de dois anos na cidade de Karachi, capital da província de Sind. 

Uma facção do Talibã chamada Jamaat-ul-Ahrar reivindicou a responsabilidade pelo ataque suicida, que matou pelo menos 72 pessoas e feriu mais de 300 – em sua maioria mulheres e crianças – em um parque público de Lahore. O local estava particularmente cheio devido ao feriado de Páscoa. 

"Os alvos eram os cristãos", declarou Ehsanullah Ehsan, um porta-voz da facção extremista.

​"Quisemos mandar esta mensagem para o primeiro-ministro Nawaz Sharif, de que entramos em Lahore. Ele pode fazer o que quiser, mas não será capaz de nos parar. Nossos homens-bomba continuarão com esses ataques", acrescentou.

Agente da Polícia Local do Afeganistão toma a posição no distrito de Marjah na província de Helmand durante a batalha contra o Talibã, Afeganistão, 23 de dezembro de 2015 - Sputnik Brasil
Avanço do Talibã mostra que estratégia da OTAN não é perfeita
A explosão aconteceu do lado de fora do Parque Gulshan Iqbal, perto do estacionamento, junto ao portão de saída e a poucos metros de distância dos balanços onde brincavam as crianças.

Após o ataque, o governo local ordenou que todos os parques públicos fossem fechados e anunciou três dias de luto na província. As principais áreas comerciais de Lahore também foram fechadas e muitas das principais estradas da cidade estão agora desertas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала