A corporação de transportes FESCO, em parceria com o ‘Porto Comercial e Marítimo Olya” irá lançar um serviço trans-cáspio para o transporte de mercadorias entre a Rússia e o Irã. A informação foi divulgada no site FESCO.
"A FESCO é a maior empresa de logística privada na Rússia, que lançou um serviço para o transporte intermodal de mercadorias entre a Rússia e o Irã pelo Mar Cáspio”, disse em entrevista à agência Sputnik a chefe do serviço de imprensa da FESCO, Maria Kobzeva.
“Na verdade, o transporte pelo Mar Cáspio entre os dois países já foi realizado no passado. Mas a inovação de nossos serviços é que este é o transporte intermodal, que envolve a entrega da carga do ponto A ao ponto B. Ou seja, o serviço inclui não só o transporte marítimo no Mar Cáspio, mas também o transporte ferroviário e rodoviário na Rússia, rodoviário no território do Irã, bem como a movimentação no porto russo de Olya e nos portos iranianos de Bandar Anzali e Nowshehr", afirmou Kobzeva.
Um lote de teste com contêineres de produtos industriais foi entregue ao Irã em 13 de março de 2016. O tempo total de viagem na rota São Petersburgo-Nowshehr de 3.800 km foi de 18 dias. A nova expedição, incluindo alimentos e produtos perecíveis de regiões da Rússia e do Irã, está prevista para o final de março-abril de 2016.
Segundo Kobzeva, o serviço está focado no transporte de metais ferrosos russos, madeira, produtos industriais de engenharia. Da parte do Irã, acontece o transporte de produtos alimentares, materiais de construção e produtos petroquímicos.
Ela acrescentou que isto abre uma perspectiva de cooperação a longo prazo na área de logística entre Rússia e o Irã.
"Qual foi o pré-requisito para o lançamento do projeto? É nossa expectativa de que, em conexão com o levantamento das sanções contra o Irã, o poder de compra da população vai aumentar, a moeda estrangeira entrará no Irã, o que levará a um aumento no comércio do Irã com os parceiros externos, incluindo a Rússia. Isto será confirmado por nossas negociações com grandes empresas russas, que já declararam a sua disponibilidade para iniciar o abastecimento do mercado iraniano. Temos pedidos do Irã e clientes para o transporte de carga na Rússia", acrescentou.
"Devido ao fato de que o serviço é baseado no transporte marítimo, comparando com a rota terrestre, o tempo de trânsito é reduzido e aumenta a rentabilidade do transporte para os clientes", conclui a chefe do serviço de imprensa da FESCO.