É geralmente sabido que as famosas pistolas russas Tokarev TT e PM (pistola Makarov) não podem ser consideradas completamente russas – foram criadas com base nos modelos Browning e Walter. Mesmo tendo em conta as vantagens dos modelos russos, com o aparecimento dos equipamentos de proteção individual, a sua eficácia se tornou menor.
Então, o engenheiro Pyotr Serdyukov desenvolveu a pistola que atualmente leva o seu nome e que não só é melhor, como é única.
O jornalista da Sputnik falou com Serdyukov e notou a extrema modéstia para um homem que criou uma arma sem análogos. Perguntado sobre o lucro que recebeu por desenvolver tal armamento, o construtor sublinhou que nunca pensou em ser rico em outro país.
“Sinto-me bem aqui”, disse.
Há também um fato pouco conhecido sobre a pistola. Em 1997, nos EUA, em um dos polígonos de fuzileiros navais, estavam sendo realizadas mostras de novas armas portáteis, desenvolvidas pela empresa russa TSNIITOCHMASH.
Durante a mostra, representantes dos serviços secretos russos mostraram aos seus colegas americanos a pistola de Serdyukov, e pediram para usar os coletes balísticos americanos para testes de resistência. Todos os coletes foram perfurados.
“Em 1997 eu estava lá pessoalmente. Sei lá se eles ficaram surpreendidos, eles estavam trabalhando e olhando, não sei necessariamente se eles ficaram surpreendidos, mas sim nos elogiaram e disseram que [a pistola] funciona bem”.
“Na altura era necessário desenvolver armas, e elas foram desenvolvidas. Isso não foi feito só por Kalashnikov. Estavam envolvidas muitas estruturas, o nosso instituto também participou. Não se pode dizer que foi uma única pessoa. Foi colocado o objetivo – era preciso fazer uma nova arma e o país fez”, disse.
Há informações que, atualmente, com base na Serdyukov está sendo criado um novo modelo de pistola, ainda mais moderna e poderosa.
Esta arma única não é produzida em massa, só para determinados grupos de funcionários de tais estruturas militares russas como o Serviço Federal de Guarda (FSO, na sigla em inglês), o Ministério do Interior e o Serviço Federal de Segurança (FSB).
A pistola usa uma bala especial de calibre 9х21 mm. O alcance de tiro da arma com esta bala é 100 metros. Nesta distância, os coletes balísticos, que são feitos de placas de titânio de 1,4 mm e 30 camadas de kevlar ou placas de aço de 4mm, podem ser perfurados.