“O DF-41, que possui o alcance de 14,5 mil km, será instalado na base das Forças de Mísseis Estratégicos do Exército de Liberação Popular da China em Xinyang, na província de Henan. A partir daquele local o míssil poderá atingir o território dos EUA no espaço de meia hora, voando sobre o Polo Norte e um pouco mais se voar através do oceano Pacífico”, acrescentam os especialistas da publicação.
Segundo as informações da revista, a China planeja aumentar o alcance de seus mísseis quando o sistema de navegação chinês BeiDou estiver completo. A carga útil do míssil é de 10 ogivas nucleares de guiamento individual.
Ao mesmo tempo, os analistas destacam que o sistema de defesa do oceano Pacífico dos EUA preconiza que qualquer míssil balístico intercontinental lançado da China rumo aos EUA será abatido no céu depois de alguns minutos.
“Ninguém duvida do alcance do DF-41, cerca de 15 mil km. Outro assunto é que, alguns minutos após o lançamento do míssil, este pode ser interceptado pelos sistemas de defesa antiaérea norte-americanos instalados na base naval em Guam”, disse o professor da Universidade de Ciências Políticas e Direito de Xangai.