“A situação na linha de frente permanece tensa. Estão em curso combates ativos. Ao longo do dia o Ministério da Defesa do Azerbaijão dará informação oficial”, informou o chefe do serviço de imprensa da entidade militar azerbaijana, Vagif Dyargahly.
A informação sobre combates intensos foi também confirmada pelo Ministério da Defesa da Armênia.
“As forças de Nagorno-Karabakh, tendo causado baixas significativas ao inimigo no contingente e material bélico e avançado, tomou a iniciativa nas direções nordeste e sudeste”, escreveu o porta-voz da entidade militar da Armênia no seu Facebook.
O conflito entre a Armênia e o Azerbaijão por causa do enclave de Nagorno-Karabakh começou em fevereiro de 1988 quando a região autônoma de Nagorno-Karabakh, povoada principalmente por armênios, anunciou separação unilateral da então República Soviética do Azerbaijão. Em setembro de 1991, na cidade principal da região, Stepanakert, foi anunciada a proclamação da República de Nagorno-Karabakh (NKR). No seguimento desses acontecimentos, o Azerbaijão perdeu o controle deste território.
Desde 1992 estão sendo realizadas negociações sobre uma solução pacífica do conflito, no quadro da OSCE. O Azerbaijão insiste em sua integridade territorial, enquanto a Armênia defende os interesses da república autoproclamada, visto que a NKR não é parte das negociações.