Cientistas descobrem causa do degelo das geleiras na Groenlândia

© AP Photo / Brennan LinsleyGeleiras da Groenlândia (Foto de arquivo)
Geleiras da Groenlândia (Foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
O degelo anormal de massas de gelo no centro da Groenlândia foi explicado por um grupo de geofísicos, entre os quais um cientista russo de Novossibirsk.

Os cientistas opinam que, milhões de anos atrás, o território groenlandês se formou por cima de uma corrente quente subterrânea de material do manto que sobe à superfície da crosta terrestre, formando os vulcões.

“Os cientistas relacionam a diminuição da camada de gelo de hoje com os acontecimentos de 80-35 milhões de anos atrás – com a criação da Groenlândia sobre uma “corrente” do manto antigo (uma corrente de material fundido que passa da litosfera e sobe à superfície da Terra, criando os vulcões),” diz-se no comunicado da Universidade Estatal de Novossibirsk.

Quebra-gelo Yamal durante exploração ártica no mar de Kara - Sputnik Brasil
EUA consideram presença russa no Ártico ‘justificada’
Segundo o comunicado explica, o degelo acontece em uma estreita área costeira da Groenlândia, mas as pesquisas realizadas em 2001 mostraram que também existe uma camada de água degelada debaixo da parte central da ilha, e que esta pode mesmo formar grandes lagos e rios sob os gelos.

Mesmo assim, as avaliações teóricas mostraram também que o calor proveniente do interior da Terra não consegue atingir suficiente temperatura para descongelar a superfície da litosfera do tipo continental.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала