Moscou: UE ignora resoluções sobre Líbia do Conselho de Segurança da ONU

© AFP 2023 / FETHI NASRISituação na Líbia
Situação na Líbia - Sputnik Brasil
Nos siga no
Moscou considera as sanções europeias contra a Líbia contraproducentes e diz que elas são uma tentativa de influenciar a situação no país.

"Nós temos que afirmar que, infelizmente, a União Europeia demonstrou mais uma vez o seu desejo de agir unilateralmente, recorrendo à aplicação de sanções e ignorando o Conselho de Segurança da ONU, o que, em essência, põe em causa a sua legitimidade", disse o comunicado no Ministério das Relações Exteriores russo.

A União Europeia introduziu sanções contra três políticos líbios que não apoiaram o novo governo do país. O governo de consenso nacional foi formado pela ONU e estava localizado na Tunísia até os finais de Março, quando mudou para Tripoli. 

Bombeiros tentam apagar um incêndio em um tanque de petróleo no porto de Es Sider, na Líbia, em 26 de dezembro de 2014 - Sputnik Brasil
Documento vazado revela operações secretas do Reino Unido e da Jordânia na Líbia
Os três políticos são líderes das autoridades alternativas pró-islâmicas que não reconhecem o governo.

Moscou considera as tentativas de influenciar a situação na Líbia, punindo os políticos líbios, como contraproducentes. Na opinião da Rússia, tal abordagem não pode contribuir para a resolução da crise líbia. Pelo contrário, tal curso pode levar ao aprofundamento das divergências. 

Por sua vez, o Ministério russo propôs incluir no diálogo todas as forças políticas influentes.

“Sem isso é difícil fazer mudar a situação para melhor e começar a resolução eficaz dos problemas vitais do país, incluindo resistir à proliferação do terrorismo”.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала