O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, participa nesta quinta-feira do Conselho de Estado de Portugal, que começa às 15h locais (11h de Brasília).
A participação de Draghi é inédita e acontece a convite do presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa. Nunca antes um representante de outro país havia participado de uma reunião do Conselho de Estado.
O BE lançou uma iniciativa chamada “Xô Draghi! Not welcome!” e convocou um encontro para hoje às 19h de Lisboa (15h de Brasília) no Largo de São Domingos para protestar contra a política de Mario Draghi e a sua participação do Conselho do Estado.
Draghi é um dos responsáveis pelos resultados da política de austeridade, que prejudicou e continua prejudicando a economia portuguesa. Jorge Costa, deputado do Bloco de Esquerda citado pelo jornal Público, especifica:
“O BCE é cúmplice da grande finança privada europeia, como se viu na entrega do Banif ao Santander, que não passou de uma forma de capitalização deste banco espanhol determinada pela política de União Bancária levada a cabo pelo BCE”.
A agência Sputnik vai acompanhar os acontecimentos de hoje.