O percurso da Tocha começará no dia 3 de maio em Brasília e terminará em 5 de agosto, quando entrará no Estádio do Maracanã para o acendimento da Pira Olímpica, no ato que abre oficialmente as Olimpíadas 2016.
De acordo com o secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, Andrei Rodrigues, a operação logística e de segurança será a maior já realizada no país, envolvendo dezenas de órgãos dos três níveis de Governo.
“Eu não tenho dúvida de que esse é o maior evento do mundo, e consequentemente a maior operação de segurança que o Brasil vai realizar”, garante Andrei Rodrigues. “Nós teremos, além dos Jogos, que tem as 5 cidades do futebol e o Rio de Janeiro com mais de 200 países, mais de 15 mil atletas, também aquilo que nós estamos trabalhando hoje, o revezamento da Tocha Olímpica que vai percorrer todo o país. Um momento importante da maior operação de segurança que o Brasil vai realizar.”
Andrei Rodrigues assegura que o Brasil está pronto para receber os Jogos 2016, após a experiência em outras competições realizadas aqui, como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, e também com eventos como a Jornada Mundial da Juventude e a Rio+20. “O Brasil está pronto, as instituições amadurecidas, e nós faremos os Jogos com absoluta segurança.”
Já foram realizados mais de 30 eventos-teste em diferentes modalidades, e ainda há mais de 20 testes a ser feitos até o início dos Jogos, para identificar oportunidades de melhorias ou consolidar o planejamento já realizado.
O Plano de Segurança para os Jogos vai ser entregue para aprovação nesta sexta-feira, 8, ao Comitê Organizador Rio 2016.