As forças armênias violaram a trégua ao longo da linha de contato na autoproclamada República de Nagorno-Karabakh 100 vezes durante as últimas 24 horas, disse na terça-feira o porta-voz do Ministério da Defesa azerbaijana.
“Apesar do acordo de cessar-fogo ao longo da linha de contato em Karabakh alcançado, o lado armênio violou o regime 100 vezes durante últimas 24 horas", disse o porta-voz.
No dia 5 de abril, a Arménia e o Azerbaijão chegaram a um acordo de cessar-fogo bilateral em Nagorno-Karabakh, que entrou em vigor no mesmo dia.
O acordo bilateral de cessar-fogo entre a Armênia (Nagorno-Karabakh é um enclave de maioria armênia) e o Azerbaijão foi celebrado no dia 5 de abril e entrou em vigor no dia seguinte.
Nagorno-Karabakh é uma região disputada no Sul do Cáucaso, que formalmente faz parte do Azerbaijão, mas é habitada principalmente por armênios. Na prática, o território é uma província com governo próprio, mas sem reconhecimento da comunidade internacional.
No domingo, o Ministério da Defesa de República de Nagorno-Karabakh disse à RIA Novosti que as forças azeris violaram o regime de cessar-fogo na região separatista, acrescentando que as forças de Nagorno-Karabakh “em geral se abstêm de ações de resposta”. O conflito em Nagorno-Karabakh começou em 1988, quando a região autônoma buscou a separação da República Socialista Soviética do Azerbaijão antes de proclamar a independência, após o colapso da União Soviética em 1991.