Ao ser perguntado sobre a crise política que atinge o Brasil, levando em conta o avanço do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff e a nova projeção do Fundo Monetário Internacional (FMI) para a queda do PIB brasileiro, Earnest disse que “os EUA e o próprio presidente Obama têm confiança na durabilidade da democracia brasileira para superar estes desafios”.
“O presidente está confiante na habilidade desse sistema de governo de resolver as preocupações que foram levantadas e permitir que o (…) governo brasileiro siga adiante” – disse o porta-voz.
Ele ressaltou a importância do Brasil no cenário internacional e o seu papel como um “parceiro importante” dos EUA, com a existência de “muitos laços econômicos” entre os dois países.
O fundo alertou que as estimativas estão sujeitas a grandes incertezas e destacou a necessidade de uma política monetária apertada para levar a inflação à meta até 2017. Se a nova previsão se confirmar, o resultado repetirá o desempenho da economia em 2015, que foi o pior desde 1990.