- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

De 'House of Cards' a 'The Walking Dead': Como evolui a crise no Brasil, segundo o FT

© AFP 2023 / Nelson Almeida Manifestantes pró e contra Lula se enfrentam em São Paulo
Manifestantes pró e contra Lula se enfrentam em São Paulo - Sputnik Brasil
Nos siga no
A crise política brasileira já foi muito comparada à série de ficção “House of Cards”, que narra os segredos e as intrigas nos bastidores da Casa Branca, mas evoca cada vez mais o cenário apocalíptico dos zumbis de “The Walking Dead”. Ao menos, é assim que o jornal britânico Financial Times explicou a trama tupiniquim para seus leitores.

Cerimônia de posse do segundo mandato da Presidenta Dilma Rousseff - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
E a luta pelo trono continua: Renan Calheiros critica rompimento do PMDB com governo
Em meio às manobras políticas, midiáticas e jurídicas surreais a que os brasileiros têm assistido nos últimos meses, o enredo da série protagonizada por Francis Underwood (Kevin Spacy) – um vice-presidente dos EUA que assume a presidência após arquitetar secretamente o impeachment do chefe na nação, valendo-se dos meios mais inconfessáveis para se perpetuar no poder – parece, de fato, “entediante”, como colocou o popular vlogueiro norte-americano Hank Green no vídeo abaixo:          

Até a produção da série, produzida pela Netflix, brincou com a comparação, publicando um gif no Twitter em que Underwood se diverte “assistindo ao noticiário brasileiro” no dia em que o juiz Sérgio Moro vazou ilegalmente o áudio de conversas particulares entre Dilma e o ex-presidente Lula.

​Diante do nível de surrealismo politico no país, muitos internautas brasileiros entraram na onda.  

No entanto, segundo a reportagem do Financial Times assinada pelo correspondente do jornal no Brasil, Joe Leahy, a cena política do país “cada vez mais começa a se parecer com o seriado de zumbis ‘The Walking Dead’”. 

“Seja pelo envolvimento em corrupção, ou apenas pelo seu oportunismo cínico, os principais atores políticos do Brasil estão perdendo rapidamente a legitimidade aos olhos de um eleitorado cansado”, avalia o FT.

De acordo com o artigo, a mudança de atitude é ilustrada na aparição do movimento “Fora Todos”, que exige a destituição não só de Dilma, mas de todo o Congresso, a fim de celebrar novas eleições.

​“A natureza cada vez mais bizantina em torno do impeachment [da presidenta Dilma] Rousseff significa que mais e mais brasileiros estão fadados a entregar os pontos, em confusão e desgosto, e a se juntar ao movimento Fora Todos”, observa Leahy.

Michel Temer - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Vaza áudio de Temer falando como se impeachment já tivesse sido aprovado pela Câmara
O problema, ainda segundo o jornal britânico, é que, embora a ideia de um “novo começo” seja apelativa para parte da população indignada com o tamanho da corrupção política, “não há nenhuma maneira constitucional clara de convocar novas eleições, a menos que Dilma e Temer sejam ambos declarados impedidos, ou tenham seus mandatos anulados pelo Tribunal Superior Eleitoral, ou renunciem”, o que é altamente improvável.

“Enquanto isso”, conclui o jornal, “os políticos mortos-vivos [‘Walking Dead’] de Brasília ameaçam transformar um país que já teve uma das mais vibrantes histórias de crescimento global na economia zumbi do mundo emergente”.

E enquanto analistas advertem para a marcha da insensatez que tomou conta da nação, cresce o temor de que a metáfora apocalíptica seja levada às suas últimas consequências com a explosão de confrontos registrados nas ruas e nos espaços públicos do país. Esperemos os próximos capítulos. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала