Até a produção da série, produzida pela Netflix, brincou com a comparação, publicando um gif no Twitter em que Underwood se diverte “assistindo ao noticiário brasileiro” no dia em que o juiz Sérgio Moro vazou ilegalmente o áudio de conversas particulares entre Dilma e o ex-presidente Lula.
Watching today's Brazilian news coverage. pic.twitter.com/ojlEjXuVje
— House of Cards (@HouseofCards) 16 марта 2016 г.
Diante do nível de surrealismo politico no país, muitos internautas brasileiros entraram na onda.
In brazilian portuguese, they don't say "impeachment", they say "se inspirar no Francis Underwood" and i think that's beautiful.
— House of Cards (@HouseofCards) 19 de fevereiro de 2015
No entanto, segundo a reportagem do Financial Times assinada pelo correspondente do jornal no Brasil, Joe Leahy, a cena política do país “cada vez mais começa a se parecer com o seriado de zumbis ‘The Walking Dead’”.
“Seja pelo envolvimento em corrupção, ou apenas pelo seu oportunismo cínico, os principais atores políticos do Brasil estão perdendo rapidamente a legitimidade aos olhos de um eleitorado cansado”, avalia o FT.
De acordo com o artigo, a mudança de atitude é ilustrada na aparição do movimento “Fora Todos”, que exige a destituição não só de Dilma, mas de todo o Congresso, a fim de celebrar novas eleições.
Brazilians are warming to a “Fora Todos” movement: “Out with them all” https://t.co/XVGzDOwEea pic.twitter.com/Vk5qb2eRrA
— Financial Times (@FT) 12 de abril de 2016
“A natureza cada vez mais bizantina em torno do impeachment [da presidenta Dilma] Rousseff significa que mais e mais brasileiros estão fadados a entregar os pontos, em confusão e desgosto, e a se juntar ao movimento Fora Todos”, observa Leahy.
“Enquanto isso”, conclui o jornal, “os políticos mortos-vivos [‘Walking Dead’] de Brasília ameaçam transformar um país que já teve uma das mais vibrantes histórias de crescimento global na economia zumbi do mundo emergente”.
E enquanto analistas advertem para a marcha da insensatez que tomou conta da nação, cresce o temor de que a metáfora apocalíptica seja levada às suas últimas consequências com a explosão de confrontos registrados nas ruas e nos espaços públicos do país. Esperemos os próximos capítulos.
The Walking Dead Brazil pic.twitter.com/F2yS9bLdwl
— Lorelay Fox (@Lorelay_Fox) 12 de abril de 2016